A hidroponia como recurso interdisciplinar na escola
Objetivo Geral: Sensibilizar e consciencializar os alunos de que a vida depende do ambiente e o ambiente depende de cada cidadão deste planeta.
Objetivos Específicos:
➢ Despertar o interesse dos alunos para o cultivo de horta em ambiente hidropónico;
➢ Perceber o funcionamento de uma horta hidropónica usando o método NFT (Técnica de Fluxo Laminar);
➢ Acompanhar e compreender as modificações ocorridas durante os processos de germinação e desenvolvimento de vegetais na horta hidropónica;
➢ Conhecer as vantagens e desvantagens de uma horta hidropónica em relação a uma horta convencional;
➢ Trabalhar de forma interdisciplinar as áreas das Ciências Naturais, Biologia, Química, Física e Matemática, utilizando para isso um laboratório de hidroponia;
➢ Estimular os alunos a construírem seu próprio conhecimento no contexto interdisciplinar;
➢ Dar a conhecer aos alunos as potencialidades do cultivo hidropónico em termos de saída profissional em atividades ligadas à agricultura, tais como engenharia agrónoma, técnico em agronomia e produtor agrícola.
Diante da necessidade de se criar um clima de motivação e ao mesmo tempo apresentar aos alunos conceitos relevantes, percebemos a possibilidade de se trabalhar as áreas das Ciências Naturais, e Biologia utilizando para isso um laboratório de hidroponia.
Estas atividades permitem aos alunos vivenciar o plantio de hortaliças e acompanhar suas etapas de desenvolvimento, estimulando a capacidade de observação e o registo científico, enfatizando ainda, a produção com técnicas hidropónicas, suas vantagens e desvantagens, bem como a importância dos alimentos naturais. Ao mesmo tempo, o aluno poderá compreender as conexões das várias áreas do conhecimento, sentindo-se mais atraído pelos conteúdos apresentados.
Vamos utilizar o método NFT (Nutrient Flow Technique) que significa Técnica de Fluxo Laminar. Nesta técnica, a solução corre pelo perfil numa lâmina fina de líquido para alimentar a planta e retorna ao reservatório. A solução é reaproveitada e ajustada quando necessário. Dispensa o uso de substrato. A solução nutritiva tem um controle rigoroso para manter as suas características. Periodicamente é feito uma monitorização de pH e de concentração de nutrientes. Assim, as plantas crescem sob as melhores condições possíveis, sendo essa monitorização feita pelos próprios alunos.
Esta técnica (NFT) tem como objetivo o estudo do cultivo da alface, numa primeira etapa.
O tabuleiro de hidroponia (sistema NFT) já se encontra a funcionar na escola sede, na sala de preparações 2 do pavilhão A3. É um espaço aberto a toda a comunidade escolar do nosso Agrupamento.
Aqui os alunos podem efetuar um conjunto de pesquisas e experiências, podendo usar os protocolos já existentes e, elaborar outros.
Alberto Caeiro
(alberto.caeiro62@gmail.com)